Open top menu
23 de ago. de 2016



Não é bem uma tag, já que só eu vou fazer. É mais um book haul, na verdade. Mas tudo bem! Esses são meus livros sobre os Beach Boys (ou de algum modo, relacionado a eles). Não são muitos. Ironicamente, eu ainda nem tenho (e nem sei se vou ter) a biografia do meu Beach Boy preferido, Mike Love, lançada este ano. Na verdade não sei nem se já lançou ou se vai lançar ainda. Estou um pouco perdida)

Enquanto isso, vamos para os livros que eu já tenho.



Os dois livros abaixo, When we get to Surf City e Be true to your school foram escritos pelo jornalista Bob Greene.

Além de jornalista, ele também foi por mais de vinte anos (eu acho até que ele ainda é) guitarrista da dupla Jan & Dean, que os mais chegados devem saber, influenciou muito os Beach Boys, além de serem "parças" e dividirem com eles inúmeras experiências em estúdio e nos palcos.

Os dois títulos fazem referências às músicas de Jan & Dean ( Surf City) e dos Beach Boys (Be true to your school).

O livro When we get to Surf City narra as aventuras do autor como guitarrista da dupla Jan & Dean  desde os anos 90 ( foi em 1992 que ele entrou) até a época que o livro foi lançado (2010).

O livro Be true to your school não tem nada a ver com os Beach boys (apenas o título tirado de uma canção deles),  mas narra a vida do autor em 1963 em uma espécie de diário, que ele conta seus rolos de verão, sua rotina escolar, seu trabalho e seu rádio que não parava de tocar Beach Boys, Beatles e outras bandas que estavam apenas começando, mostrando o retrato de um Estados Unidos bem mais inocente e pacato.



Agora é a vez de Dean Torrence, a metade da dupla Jan & Dean, narrar suas aventuras como uma das duplas de maior sucesso da Califórnia dos anos 60. Este livro foi lançado em 2016 e atualmente Dean vive em Huntington Beach com sua mulher e cachorros. As duas filhas já estão com vinte e poucos anos e já saíram de casa, pelo que percebi. (Eu costumo dar uma stalkeada básica nelas desde os tempos do MySpace. Heheh)


Esta é a biografia do gênio louco e inigualável dos Beach Boys, Brian Wilson. Dispensa comentários. Quem conhece, sabe do que estou falando, e quem  não conhece, é impossível explicar em poucas linhas.



Esta é a biografia de David Marks, e se chama The Lost Beach Boy  (O Beach Boy perdido) justamente por ser essa a impressão que todos têm dele na banda. Apesar de ser um super guitarrista, ficou muito pouco tempo na banda por motivos sempre alheios a sua vontade (embora sempre reapareça para eventuais revivals) e se perdeu na vida para as drogas durante um bom tempo.

Mas hoje ele já se encontrou de novo e está tudo certo.


Son of a Beach Boy. Só o trocadilho já valeu! Esse livro foi escrito por Scott Wilson, filho do baterista Dennis Wilson (1944 -1983).

O legal desse história é que vários fãs são amigos dele no Facebook e ele ficava interagindo com as pessoas perguntando o que achavam das capas, do título etc e todo mundo que comprou, o fez diretamente com ele. E assim o livro veio autografado e com algumas fotos de brinde.

Ele não é escritor e creio que não teve ajuda (Como os outros Beach Boys acima que escreveram suas biografias com auxílio exterior) então a linguagem dele é bem simples (simples até demais) e tem alguns errinhos, mas a leitura é bem fluída e gostosa.




Ainda faltam alguns para minha coleção. Em especial a biografia do Mike Love que deve estar para sair (ou já saiu - não sei...), mas por enquanto é só isso que tenho.


Até mais!! Surf's up!